Viena, Parte 2: Verão

Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena

Dois meses depois de conhecer Viena na primavera, eu e o Shi decidimos que voltaríamos para lá. Já era verão e foi muito interessante ver o quanto que a cidade mudou. Chegamos em um glorioso dia cuja temperatura era 35 °C – TRINTAEFUCKINGCINCO GRAUS. Para quem ainda não conheceu ou já esqueceu, vale lembrar que o pacote “verão europeu” não inclui ar-condicionado nos lugares e nem ventilador…

Por sorte, pegamos um hotel maravilhoso que tinha uma piscina na cobertura, o Grand Ferdinand, e foi lá mesmo onde passamos nosso primeiro dia em Viena. I regret nothing! O hotel, inclusive, era tão glorioso que até cogitei fazer um post só pra ele – bem estilo blogueira riquíssima que é convidada a viajar e ficar nos lugares (com a diferença que quem pagou a conta no final fui eu mesma, hahah). Tirando os restaurantes e cafés, fizemos um roteiro diferente dessa vez: andamos bastante pelo centro, vimos o Hofburg Palace, visitamos o Kunsthistorisches Museum (museu de história da arte) e o Haus der Musiek, um museu interativo do som, muito bizarro e divertido ao mesmo tempo. Dessa vez fomos ao Café Central provar os doces… os melhores docinhos que eu já comi na minha vida – e olha que eu não como poucos. Prometi a mim mesma que voltarei a Viena uma vez ao ano para saborear aqueles doces de novo, eles são gloriosos demais e valem todo esse esforço. Parece que fizemos pouca coisa, mas andamos bastante (as bolhas nos meus pés comprovaram isso logo no primeiro dia, fiz uma péssima escolha de sapatos para essa viagem) e seguimos nosso ritmo mais preguiçoso de verão. Não adianta, a gente sempre prefere o modo slow travel. Tentamos alugar bicicletas nos pontos oficiais pra passear pela cidade, já que há ciclovias nas ruas principais, mas precisava registrar com cartão de crédito e, como só temos um, não conseguimos. Uma pena!

Aliás, um adendo importante: como tem gente chique nessa cidade, tudo é cercado de uma pompa que me deixou até desnorteada às vezes. Eu ali, com meu vestidinho de pano chinês da H&M comprado lá na hora por necessidade, cercada por austríacas lindas parecendo modelos e austríacos tão mozões que me faziam querer arrancar os olhos das órbitas. A vida, ela não é justa.

Ambas visitas foram muito divertidas e pude experimentar Wien em duas ocasiões bem diferentes; agora quero ver no inverno também, coberta de neve, com direito a ópera, vinhos, igrejas e catacumbas e uma tarde inteira bebendo café e comendo docinhos!

Paula Abrahao | Blog: Viena, hotel Grand Ferdinand Paula Abrahao | Blog: Viena, hotel Grand Ferdinand Paula Abrahao | Blog: Viena, hotel Grand Ferdinand Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em VienaPaula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena Paula Abrahao | Blog: Verão em Viena

Viena Parte 1: Primavera

Viena nunca esteve nos meus planos imediatos de viagens, mas acabei visitando a cidade duas vezes no primeiro semestre do ano passado. Tive a sorte de conhecer Viena em duas estações: primavera, no fim de semana da Páscoa, e verão.

Tenho muitas fotos para mostrar, então vou separar em duas partes pra não cansar muito. Na primeira ocasião, fui encontrar uma amiga querida que estava de passagem e já conhecia muito bem a cidade, então fui guiada por ela nos pontos principais e não precisei me preocupar muito com o roteiro. Nunca tinha feito isso, então foi ótimo só acordar e ter alguém falando “hoje nós vamos nesse museu aqui”, sem precisar me preocupar com nada! :D

Fiquei pouco mais de 48h na cidade e foram muito bem aproveitadas. Vi Chagall no museu Albertina e Klimt no Belvedere, visitamos o Café Central – que já foi o principal ponto de encontro de Viena, com Freud, Trotsky, Lenin e até Hitler na lista de regulares da casa. Também provei a famosa Sacher Torte no lugar mais autêntico possível, o Sacher Café (aliás, a pronúncia desse nominho estranho é algo como “Sárrêr”). E já que estamos no tópico comida, vale citar o melhor schnitzel que comi na minha vida, no Plachuttas Gasthaus zur Oper. Fininho, crocante, sequinho… até salivei só de lembrar. Também deu tempo de visitar uma feirinha de Páscoa super fofa (comi um pretzel maior que minha cabeça lá), dar uma voltinha na roda-gigante Wiener Riesenrad no parque de diversões Prater e andar bastante pelo centro e pelo parque Volksgarten.

Aproveitei pra pegar carona na hospedagem da minha amiga, no Hotel Bristol. Era um hotel 4,5 estrelas extremamente chique, tinha até “turndown service” (quando as camareiras vão preparar a cama e o quarto para os hóspedes dormirem, nunca nem tinha visto isso! haha). Nem preciso dizer que me senti super deslocada, mas foi uma experiência divertida.

Quando voltei pra Amsterdam, mostrando as fotos pro marido e contando sobre todas as delícias que comi, decidimos que iríamos juntos para lá no mesmo ano – e fomos mesmo, dois meses depois. Mas essa fica pra parte 2 do post de Vienna… ;)

Vienna - Albertina Museum Vienna - Albertina Museum Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera Paula Abrahao | BLOG - Viena Parte 1: Primavera

[6 on 6] December

Hora de assoprar o pó do teclado: não basta só aparecer uma vez ao mês, ainda chego atrasada! Não tenho mais desculpas pra dar pelos constantes sumiços, apenas aquele shrug de ‘a vida acontece’ e eu parei de me preocupar com isso. ¯\_(ツ)_/¯

Porém aqui estou para mostrar um pouquinho do último mês de 2016. Mais uma vez, eu juro: o título está em holandês, hahah. Depois as pessoas ficam confusas quando falo que holandês é uma mistura de inglês, alemão e francês – o Projeto 6 on 6 está provando isso mês a mês.

Dezembro me traz sentimentos diversos. Gostava muito da expectativa pelo Natal quando era pequena, mas em algum momento ao longo da pré-adolescência o sentimento bom se perdeu e sobrou apenas um toque de amargura pela data – faço aniversário no dia de Natal, imaginem como é divertido passar a vida inteira sem poder dar uma festa no seu aniversário. Jesus stole my birthday. Nos últimos anos, principalmente depois de mudar para o hemisfério norte, a data começou a fazer um pouco mais de sentido pra mim.

Quando a escuridão e o frio tomam conta dos dias cada vez mais rápido, a expectativa de decorar a casa com luzinhas bonitas e acender velas faz toda a diferença. É realmente um sopro de vida no meio da decadência que o inverno traz. Esse ano, pela primeira vez, recebemos meus sogros em casa e foi muito gostoso preparar a casa e pensar nos detalhezinhos da ceia. Aproveitamos a visita deles para visitar as feirinhas de Natal em Düsseldorf e também levamos eles para conhecer Londres.

E 2016, esse ano louco e cheio de surpresas, se encerrou da melhor maneira possível: entre amigos, espumante e comidinhas gostosas. Se 2017 for tão intenso e surpreendente quanto o ano que passou, não tenho do que reclamar.

Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: December

Outros dezembros:

[6 on 6] November

Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November

Já que é para aparecer só uma vez por mês no blog com o Projeto 6 on 6, pelo menos vamos fazer algo com mais carinho, né? Comentei no post anterior que outubro é um mês especial para mim, e dessa vez ele deixou para trás algumas inspirações antigas e vontades que estavam adormecidas. As seis fotos de November (que parece inglês, mas juro que está em holandês!) nasceram desse reencontro com minhas referências de quinze anos atrás e foram inspiradas na maravilhosa revista Sabat Magazine – que, inclusive, abre e fecha as fotos do projeto. A capa é da marca canadense Nuit.

☾ be the goth queen you wanted to be when you were 12 15 ☾

Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November Paula Abrahao | Projeto 6 on 6: November

[6 on 6] Oktober

Nunca vi um mês pra ser tão amado ao redor do mundo quanto outubro. Talvez perca pra dezembro e pro Natal, mas ele sempre será o meu mês favorito no ano – especialmente agora, podendo acompanhar as folhas ficando vermelhas e amarelas aos poucos, só para cair alguns dias depois e virar um manto colorido sobre as ruas.

No finalzinho do mês de outubro a fotógrafa brasileira Tyta Montrase veio dar uma voltinha em Amsterdam e um dos lugares que visitamos juntas foi o cemitério Begraafplaats Oost. Outubro é um mês muito místico para mim, então quase todas as fotos que acabei escolhendo (com exceção das duas últimas) foram feitas lá.