Uma tarde com Satellite June

Entre meus experimentos pessoais neste último ano, tenho procurado me abrir mais à fotografia e tentado perder meu medo de falhar miseravelmente em algo que admiro tanto. Com isso em mente – e um convite da Alê (que, por sinal, tem sido minha ride or die desde que se mudou pra Amsterdam, então ela vai aparecer muito por aqui) –, me inscrevi no primeiro workshop da fotógrafa holandesa Nikki, conhecida como Sattelite June. Nikki (ou June, como sempre me lembro dela, apesar de não ser seu nome) fotografa somente com filme e tem um olhar delicado pelo qual me apaixonei imediatamente.

Utilizando diversos acessórios para compor suas imagens, como espelhos coloridos, bolas de discoteca ou flores, Nikki brinca muito com sombras e luz natural. Apesar de curtinho, o workshop me deu um sopro de inspiração que eu estava precisando demais. Suas fotografias têm tanta simplicidade e, ainda assim, uma estética tão elegante e feminina, parecem que foram tiradas há décadas. E a casa dela?! Dava vontade de fotografar cada cantinho do lugar! Fiquei obcecada pela cor das paredes da sala, um rosa antigo lindo e que combinava perfeitamente com os móveis garimpados. Muitos dos trabalhos dela me lembram um pouco Francesca Woodman, umas das minhas grandes inspirações de estudos em fotografia nos últimos anos.

Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June

Nikki mostrando seu processo criativo

Tenho esse hábito desagradável de duvidar das minhas capacidades e um receio, recentemente adquirido, de me expor. E o que é a fotografia senão a exposição completa do seu modo de enxergar as coisas ao seu redor? Quebrar a barreira do medo não tem sido fácil, mas, aos pouquinhos, vou tirando alguns tijolos do caminho. Cercar-me de fontes inspiradoras e desses momentos de criatividade têm sido passos importantes pra me dar mais confiança, e me impulsionar a deixar de ser trouxiany e fazer o que eu gosto.

Você também se sente assim com alguma coisa, ou é uma pessoa naturalmente confiante? Enquanto você pensa na resposta, ficam aqui alguns registros desses dia especial em Utrecht com a Alê e a Satellite June. Visitem o blog da Alê também para verem mais imagens desse dia.

Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June

Paula Abrahao - Uma tarde com Satellite June

Foto por Alê Araújo