Sai um, vem outro

E quase nada mudou desde então – embora, ao mesmo tempo, tudo esteja completamente diferente. Outro lockdown [é o segundou ou terceiro? não sei mais diferenciar], restrições ainda mais severas do que um ano atrás, vacinações atrasadas, e a bactéria fdp chegando perto até demais pra termos paz no coração.

Não tenho o costume de fazer planos de fim de ano, mas na virada 2020-2021 eu REALMENTE larguei mão. Deveria fazer? Provavelmente, nem que seja para ter um norte nesses próximos meses ainda tão incertos, mas não tenho as colheres necessárias no momento. Por enquanto, o único plano continua sendo tentar não enlouquecer e não pegar coronga.

Apesar do caos generalizado, 2020 trouxe seus aprendizados. Reforcei laços de relacionamentos com pessoas próximas, voltei pra terapia [tudo online, que coisa horrenda], tirei meu diploma de holandês, aprendi cerâmica, estudei, fotografei bastante [apesar de ter compartilhado pouco] e fiz meus primeiros ensaios pagos como fotógrafa [um marco absurdo pra mim]. Fiz até duas pequenas viagens de carro, quando a taxa de infecções deu uma breve aliviada no verão, além de outras duas no comecinho do ano – quando a gente era feliz e não sabia. Bebi muito café, joguei muito Animal Crossing New Horizons e The Witcher III, mimei meus gatos mais do que deveria, ajeitei minha casinha, celebrei 11 anos de relacionamento, completei 7 anos como imigrante na Holanda e tive um dos aniversários mais gostosos da minha vida. Tenho o privilégio de ter sobrevivido 2020 sem pegar coronga [até onde eu saiba, né] e com todos que chamo de meus vivos e saudáveis. Não dá pra reclamar.

Sempre há um pouquinho de luz em meio ao caos. Apesar de já estar exausta e de 2021 ter começado sem dar uma trégua, espero que os próximos meses sejam mais gentis com a gente e tragam mudanças boas tanto pessoalmente quanto para o mundo; menos governantes ignorantes [!pocketnaro genocida!], menos consumo desenfreado, mais consciência coletiva. E mais vacina, vacina pra todo mundo!!!

Feliz ano novo! [em minha defesa, o ano novo astrológico acabou de começar, tá? :P] — clique nas fotos para vê-las maiores

Paris, janeiro 2020 // fotos analógicas com Ilford HP5 e reveladas em casa <3
São Paulo, fevereiro 2020
cantinhos da casa que ficaram mais bonitos
patti, tulipas e o único rabanete que consegui crescer em casa
alguns sopros de inspiração ao longo do ano
Berlin, agosto 2020 // minha melhor amiga admirando francesca (maravilhosa), tattoo nova, 38C e máscara
Provence, agosto 2020 // sinto saudade todos os dias
natal, mar e o cafézinho de todos os dias