[6 on 6] Gefeliciteerd!

Junho é mês de celebrar o primeiro ano do Projeto Fotográfico 6 on 6: seis blogs, seis países, seis fotos, todo dia seis – e como passou rápido! Não imaginei, quando a Taís propôs a ideia,  que nós chegaríamos tão longe. Tem sido uma delícia compartilhar nossa visão sobre nossas cidades, aprender mais sobre culturas diferentes e ainda aperfeiçoar um pouquinho o nosso olhar fotográfico – e eu espero que vocês estejam gostado de nos acompanhar nesse projeto.

O tema da vez não poderia ser outro: aniversário (verjaardag, em holandês — gefeliciteerd é “feliz aniversário”) e as tradições envolvidas na ocasião. Tinha planejado um picnic no parque, mas Amsterdam rained on my parade e logo em seguida fiz o favor de pegar uma gripe. Foi uma festinha caseira, mas não menos importante! ;)

Além das fotos, vou compartilhar seis curiosidades sobre as festas de aniversário aqui na Holanda — um tópico frequente em fóruns e grupos de expatriados, de tão peculiares que são. :)

Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag Paula Abrahão | BLOG - Projeto 6 on 6: Verjaardag

// Esqueça pessoas em pé andando pela casa ou música alta: a tradição holandesa manda colocar todas as cadeiras da casa em um círculo no meio da sala. Ao chegar, os convidados devem cumprimentar todas as pessoas do círculo com um aperto de mão ou, se forem mais chegados, com três beijinhos intercalados nas bochechas. Nos meses mais quentes é comum celebrar aniversários nos parques, em um picnic com bandeirolas presas em árvores ou até com um churrasco.

// As felicitações pela data não param com o aniversariante: seu nascimento é tão importante que até seus familiares e parceiro(a) recebem um “gefeliciteerd met je verjaardag” [parabéns] dos convidados — e às vezes não para na família, todo mundo recebe um gefeliciteerd por você. Fofo, né?

// Falando em parabéns, a música é totalmente diferente: eles cantam algo como “que você viva por muito tempo em glória”, seguido por um hiphip hurrah. E 100oooor, como é brega! hahah. Sério, ouçam aqui.

// No trabalho, é esperado que o próprio aniversariante providencie o bolo para a festinha. Yup, não basta ficar mais velho, você tem que levar comida para as outras pessoas também.

// Existe bolo decorado, aqueles de chantilly com recheio e tal, mas o mais comum é comprar um vlaai: um tipo de torta com sabor natural (baunilha), maçã ou cereja. As bebidas geralmente são café, água e sucos. Bebidas alcoólicas, só depois de cortar o bolo — é aí que as festas podem ficar muito mais animadinhas.

// Os holandeses têm um calendário dedicado especialmente para os aniversários, e ele geralmente fica guardado no… banheiro! HAHAHAH. É bizarro, mas faz sentido: é um lugar frequentado diariamente, onde você pode calmamente ver os próximos aniversariantes do mês e lembrar de mandar um cartãozinho. Adotamos aqui em casa! :D

Curiosas as diferenças, né? As festas nem sempre seguem essas tradições em Amsterdam, já que a cidade é composta em sua maioria por imigrantes, mas elas estão aí firmes e fortes.

Aproveitando o ritmo de festa que balança o coração [crianças dos anos 80/90 entenderão! xD], vamos relembrar os posts do primeiro ano de projeto? Já mostrei os símbolos de Amsterdamverão, parques, arquitetura, outono [minhas fotos favoritas até hoje!], nosso bairro, natal, inverno, nossa casa, cemitérios, street art e primavera. ❤

Não deixe de ver também as fotos de outros aniversários ao redor mundo: Taís (Irlanda) | Sarah (Noruega) | Lolla (Inglaterra) | Alê (Ucrânia)