DoisMeow&14 em Imagens
Cheguei atrasada para a retrospectiva, mas 2014 merece um revival mesmo que seja mais de uma semana depois. Esse post era pra ter saído nos primeiros dias do ano, mas o Jamie, meu gatinho gordo delícia, ficou doente sexta-feira passada e precisou passar por uma operação no domingo. Fiquei tão apreensiva e chateada que nem tive energia para rever as fotos antigas. Agora já está tudo se ajeitando, ele está se recuperando em casa e cá estou fazendo retrospectiva (e se reclamar faço duas).
Apelei para o Instagram e para as pastas de fotos antigas para recordar algumas das memórias mais doces desses trezentos e sessenta dias de aventuras como expatriada.
Janeiro
Meu primeiro mês em Amsterdam, estava deslumbrada e empolgada com tudo, apesar do frio e chuva constantes na cidade. #Lawrencing tomou conta da internet depois do vestido de J.Law no Golden Globes, e minha foto acabou compilada em alguns sites sobre o meme (sim, vergonha! hahah). Teve também cabelo turquesa pela primeira vez. #sdds
Fevereiro
Os dias escuros e gelados começaram a fazer seu efeito, mas eu continuava encantada com tudo. Comecei o curso ultra básico e gratuito de holandês, fui para a praia artificial de Amsterdam pela primeira vez, visitei o abrigo de gatos em um barco e conheci alguns lugares que se tornaram meus favoritos logo de cara (como o Blue Café e Winkel 43).
Março
Mês maravilhoso que teve show da Anneke van Giersbergen, minha cantora holandesa favorita. Pela primeira vez na vida consegui tirar fotos lindas em um show (obrigada lente 50mm e marido, que sempre me ajuda e incentiva a fotografar melhor), e elas ainda foram vistas pela Anneke. Meu coração enche de amor só de lembrar disso. ❤
Abril
Dias mais quentes e floridos com a chegada da primavera. Visitamos o famoso jardim Keukenhof e teve a melhor festa de rua do universo: Koningsdag (Dia do Rei). Vai todo mundo pra rua, vestido de laranja, comemorar o aniversário do Rei Willem-Alexander, vender arte e bugigangas nas calçadas, cantar, dançar, os canais enchem de barcos… já estou ansiosa esperando pela celebração desse ano.
Maio
Assistimos dois shows fodas em Maio: Epica e Nine Inch Nails. Viajamos até Tilburg, uma cidade quase lá Bélgica, para ver o show de lançamento do álbum mais recente do Epica, e alguns dias depois do show teve Meet&Greet com os integrantes em uma loja de discos pertinho de casa. O do NIИ foi em Amsterdam mesmo, no Heineken Music Hall, e foi um dos mais incríveis que já assisti. A produção deles é impecável, o som estava perfeito e o Trent Reznor dispensa qualquer comentário. Para encerrar o mês, surgiu uma viagem inesperada para Moscou. Nunca imaginei que fosse conhecer a Rússia tão rápido assim! Ah, e foi o mês em que decidi pintar o cabelo de roxo. :3
Junho
Teve Copa do Mundo sim, e teve muita. Foi engraçado ver os holandeses, super apaixonados por futebol, vibrando com as vitórias da seleção – e tirando sarro de si mesmos na derrota também. Junho foi o mês que perdi o casamento de um casal de amigos muito querido (maldita Copa e passagens caríssimas), onde eu e o Shi seríamos madrinha/padrinho, e pela primeira vez caiu a ficha de que vamos perder cada vez mais momentos assim, infelizmente. Os noivos fizeram nossas versões em bonequinhos de feltro e entramos na igreja junto com os outros padrinhos e madrinhas, além de acompanhar um pouco da festa por Skype. Chorei toda minha cota de lágrimas do ano inteiro nesse dia, sem a menor brincadeira. [foto do casamento por Gui Caielli]
Julho
Pela primeira vez na vida inteira eu amei um verão. Escurece só depois das 22h e a cidade muda completamente, bem diz a música (“no verão uma assanhada, no inverno uma virgem”). Está todo mundo feliz pedalando em suas bikes para todos os cantos, fazendo picnics nos parques e à beira dos canais, passeando de barco, gargalhando, tomando sol na praia e nos deques… ai ai, saudade imensa do verão em Amsterdam. Teve também show da Bianca Del Rio, ganhadora da sexta temporada de RuPaul’s Drag Race, e Lord of the Rings in Concert. ❤
Agosto
Foi mês de parada gay na cidade, e o tempo levemente chuvoso do dia não impediu em nada a festa. O finalzinho do verão trouxe dias lindos de temperatura amena, aproveitei muito pra explorar partes de Amsterdam que ainda não conhecia bem. Rolou o BlogDay e eu transbordei de alegria com todas as recomendações e visitas que recebi aqui. Nunca vou cansar de agradecer a vocês pelos comentários e pela companhia. Obrigada! ❤
Setembro
Sem dúvidas o mês mais cheio do ano inteiro! Amigos muito queridos vieram nos visitar nas três primeiras semanas do mês, e na última nós tivemos a oportunidade de voltar para São Paulo e matar as saudades de nossas pessoas e lugares favoritos – e dessa vez consegui estar presente para o casamento de uma das minhas melhores amigas, yay!
Outubro
O outono trouxe os dias mais lindos que eu já vi, com direito a folhas amarelas e avermelhadas caídas aos montes pelas calçadas, e entardeceres espetaculares, com céu que parecia de pintura. Teve mais visitas queridas, mais passeios, mini curso de fotografia e feira/parquinho na Dam Square!
Novembro
Em uma palavra só? Show de 25 anos do The Gathering. Também assistimos outros shows e contei tudo aqui, olha só. Rolou também exposição com as nossas fotos favoritas tiradas durante o curso de fotografia que fiz em Outubro. Nunca imaginei que algum dia uma foto minha estaria exposta em um espaço público, foi uma sensação muito boa. :)
Dezembro
Viajamos para Colônia, trabalhei bastante como catsitter e passamos nosso primeiro natal por aqui, com direito a árvore natural trazida para casa na bike – um belo desafio! No dia 25 nos juntamos com outros brasileiros amigos e fizemos uma “ceia colaborativa” onde cada um levou um prato, foi uma delícia. No ano novo pedimos sushi em casa e perto da meia-noite fomos andando até as docas para ver a queima oficial de fogos com alguns amigos. Abrimos espumante no meio da rua, desejamos Gelukkig Nieuwjaar para desconhecidos e voltamos para casa com um sorriso no rosto e a sensação de termos superado um ano cheio de acontecimentos e emoções.
Obviamente que não foi tudo flores em 2014. Tive muitas dúvidas, medos, tristezas e fases complicadas, mas eu gosto de filtrar e expor apenas o lado positivo. Não porque eu queira passar a visão de “omg minha vida é perfeita”, porém urubus adoram coisa podre e eu não quero alimentar mais essa negatividade nem compartilhar esses detalhes sem discriminação. Meus problemas são apenas meus, e se não compartilho nem todas as felicidades da vida, porque compartilharia as coisas ruins também, né? Já tem muita gente negativa nesse mundo, eu não quero ser uma delas.
Mesmo com os perrengues, foi um ano único e incrível. Conheci muita gente de todos os lugares do mundo (e muitos brasileiros também!), aprendi *um pouco* um novo idioma, elevei mais ainda minhas habilidades de me virar sozinha e consegui manejar minha introversão em meio as novidades. Que 2015 seja gentil para todos nós e traga muitas energias boas.
Feliz ano novo, polvos! \o/