Tag: Vida de Gateira
Quando a Rê apareceu com essa tag no Mulher Vitrola, não deu pra resistir. Tenho um monte de coisas que gostaria de compartilhar sobre felinos e já faz um tempão que não falo nada sobre eles no blog, então é uma boa oportunidade para trazer o assunto à tona novamente e dar início a uma série de posts que há anos pretendo fazer.
Tenho praticamente um gatil aqui em casa, então aguentem comigo que essa tag vai ficar imensa – mas vou encher de fotos lindas pra compensar! ;D
1) Quantos gatinhos você tem?
Quatro! São duas fêmeas e dois machos (e nem foi proposital).
2) Quais são os nomes e apelidos deles?
Arya, Jamie, Lexie e Thorin (por ordem de chegada). Os apelidos são infinitos, praticamente a cada mês a gente inventa uma coisa nova, mas geralmente é “pretinha” pra Arya, “gordo” e “gato chato” pro Jamie (ele come tudo e mia o dia inteiro), “gordinha” e “miss crabby pants” pra Lexie, e “toThorin” ou “tôrinho” pro Thorin.
3) Qual a idade do seu gatinho?
A Lexie tem 3 anos e meio. Agora em novembro, Arya e Jamie completam 4 anos e Thorin completa 3. Todos jovens adultos! <3
4) Como eles chegaram até você?
Nossa, estão prontos pra ler textão? hahah. A Arya foi encontrada no motor de um carro no RJ quando era um toquinho de gata, tinha só dois meses e era minúscula. Ela foi resgatada por uma das minhas melhores amigas, que a trouxe de carro para SP umas semanas depois de tê-la encontrado. Ficamos tão apaixonados pela Arya (e em vê-la brincando com o outro gatinho que também veio do RJ pra ser adotado em SP) que no mesmo dia fomos atrás de um irmãozinho pra ela – o Jamie! Encontramos uma senhora, atualmente responsável pelos Gatinhos da Vila Prudente, no Orkut que tinha acabado de receber um macho amarelo de cerca de 3 meses, resgatado por uma moça que não poderia ficar com ele. Fomos lá visitar e foi amor à primeira vista. Foi só pegá-lo no colo e ouvir o miadinho baixo e sentido pra saber que não sairíamos de lá sem ele.
Alguns meses depois chegou a Lexie. A mesma amiga do RJ encontrou dois gatinhos que tinham sigo jogados no lixo (olha o absurdo) e os pegou pra fazer lar temporário. A gente não queria mais um gato, mas depois de um mês ponderando e vendo fotos dos olhos azuis lindos da gata, não resisti e fiz a ponte-aérea pra buscá-la. No fim, eu fiquei com a Lexie e minha amiga ficou com o irmãozinho dela, Dexter (na real a Lexie iria se chamar Debra, pra ser Debra e Dexter Morgan, igual ao seriado Dexter, mas achamos que Lexie – de Grey’s Anatomy – combinava mais com ela).
Por último, chegou o Thorinho, nossa raspa de tacho 100% não planejada. Fomos levar umas doações para a Confraria dos Miados e Latidos em jan/13 e, enquanto a gente aproveitava pra dar amor pros gatinhos à espera de um lar, um pitico orelhudo (sim, esse é o Thorin nenê, COISA MAIS LINDA!) pulou no meu colo e começou a me afofar inteira. Ele afofava minha barriga, meus peitos, meu rosto, se enfiou no meio do meu cabelo, abria a boquinha e “miava mudo”; a coisa mais fofa do universo. Olhei pra cara do marido, ele olhou pra mim de volta… e sabíamos que voltaríamos pra casa com mais um gatinho. No dia seguinte, o pessoal da Confraria estava lá em casa pra fazer a inspeção e levar nosso mais novo filhotinho. ❤
5) Vocês tem fotos dele(a) bebê/antigas?
Siiim, muitas! Do Thorin temos até foto da Confraria quando ele foi resgatado e era super nenê, devia ter semanas. Morram de amor junto comigo. :3
6) Como é a personalidade do seu gatinho(a)?
A Arya é a alfa da casa; ela que manda em tudo e educa a galera (eufemismo pra “mete patada” mesmo). Mas que ela tem de bravinha e briguenta, tem de fofa: corre pela casa igual uma louca, ronrona alto pedindo carinho, e sempre responde com um miadinho fofo quando a gente chama – ela é apaixonada pelo meu marido, aliás, é ridícula de tão fofa a conexão deles.
Jamie é um manhoso sem vergonha, saco sem fundo, excelente caçador e criança-problema que adora comer fios e elásticos, e já teve até obstrução no estômago por causa disso, meh. Parece minha sombra: onde eu vou, ele vai atrás – miando, claro. É super medroso com desconhecidos, mas é meu bebezão que dorme de conchinha comigo, sorri quando eu o abraço (eu juro), e pisca pra mim pra fazer charminho.
A Lexie chegou super ativa e brincalhona, mas foi ficando quietinha com o tempo – suspeitamos que em partes seja por causa da doença, mas ela continua sendo uma fofa. É uma lady que fica quietinha no canto dela, ronrona alto, resmunga horrores e do jeito mais engraçado, detesta que a peguem, adora ficar deitada no colo (quando ela quer), reclama e me acorda de manhã (com direito a abrir a cortina se eu estiver demorando muito) pra ganhar comida, e é muito lesadinha pra brincar.
Já o Thorin é um pentelho que adora derrubar coisas por diversão e me acorda só pra pedir carinho, mas é meu grude. Apesar de ser um gato adulto com quase três anos, ele ainda parece um bebê de tão brincalhão que é. De madrugada ele me cutuca para que eu levante o edredom e ele deite comigo, e começa a me afofar e ronronar até cansar e pular fora. Ele faz isso todas as noites desde que chegou (o maior motivo de eu ter cara de cansada nos últimos anos, mas tudo bem! hahaha). <3
7) Eles gostam de brinquedinhos? Quais?
Todos amam aquelas varetas com um fio e uma peninha na ponta, dá pra passar o dia inteiro brincando assim. Eles brincam bastante entre si também, geralmente de pega-pega correndo pela casa, ou com crinkle balls (bolinhas de um plástico colorido e barulhento, não sei o nome em português e nunca vi a venda no Brasil, infelizmente). Outra coisa que eles amam são travesseirinhos de catnip e troncos de matatabi!
8) Qual tipo de carinho que eles mais gostam?
Nenhum dos quatro têm restrições, pode até fazer carinho na barriga que eles aceitam (mas só nós, visitas eles não confiam muito). Mas carinho que ativa automaticamente os ronronados é o “triângulo da coçadinha”: topo da cabeça (entre as orelhas e um pouco acima do nariz), queixo e bochechas. :3
9) O que eles mais gostam de comer? Qual marca de ração/molhinho você costuma dar?
A alimentação base deles é com ração seca Royal Canin, atualmente damos a Savour Sensations pois teve uma fase do tratamento que a Lexie ficou chatinha pra comida e essa foi a única que ela aceitou. Ração molhada pode ser qualquer uma e geralmente damos Gourmet Gold, mas recentemente mudamos para duas marcas mais orgânicas e com menos conservantes, chamadas Applaws e Almo Nature. Eles adoraram especialmente a segunda.
10) Como é a caixinha de areia dos seus gatinhos? Você usa areia, sílica, receita alternativa?
Somos bem sortudos e usamos só três caixinhas para quatro gatos (o certo é ter uma caixa para cada e +1 extra), e nunca tivemos problema. São três caixas de tamanho médio-grande com frente baixa e fundo alto, e borda para segurar um pouco da areia que cai pra fora. Usamos areia granulada mesmo, uma marca incrível que faz torrões que não se desfazem e elimina todo o cheiro, e é igual a marca que usávamos no Brasil e adorávamos (EasyClean, fica a dica). Já testamos todo o tipo de areia no mercado, essa foi a que nós e os gatinhos preferimos.
11) Que recado você daria para as pessoas que não tem gatinhos, ou tem preconceito com gatos?
Não fale do que você não sabe e não trate um gato como se fosse um cachorro. A maioria das pessoas que já ouvi reclamarem de gatos, que foram mordidas ou arranhadas por um, estavam tentando se aproximar e brincar como se eles fossem cachorros, e um animal não tem NADA a ver com o outro. Informe-se, converse com donos de gatos experientes, leia sobre, e principalmente conviva com um gato antes de falar qualquer coisa sobre um. Nós todos agradecemos. :)