Susanne König e outros tatuadores em Amsterdam
Foi com quinze anos que me deu vontade de fazer uma tatuagem pela primeira vez, e me lembro de ficar desenhando no caderno da escola exatamente o que eu faria e em quais lugares – eram cinco, naquela época. Treze anos se passaram e eu ainda não fiz nenhuma, mas continuo achando uma arte incrível.
Um dos principais motivos pra essa tattoo nunca ter saído é o receio de não ficar como imaginei, e não ter encontrado tatuadores com estilos de desenho que eu visse e pensasse “é isso!”, contribuiu. Até que um dia, procurando profissionais aqui em Amsterdam, caí no Instagram da Susanne König e…
Apaixonei completamente! ❤ A delicadeza dos traços, a precisão do sombreamento e a técnica de preenchimento com pontilhismo me deixaram maravilhada – tanto que me deu “a louca” esses dias e quase fui direto no salão em um sábado pra fazer qualquer coisa. Ano passado ela começou uma série incrível de tatuagens com o conceito “a room inside a heart“: suas paixões dentro de um coração anatômico. Embora seja uma tattoo temática, cada coração da série tem seus detalhes únicos.
Susanne anunciou essa semana que Maio será seu último mês atendendo no Salon Serpent, um estúdio famoso daqui, depois ela voltará para sua cidade natal na Alemanha. Quando eu falo que Murphy anda de mãos dadas comigo, vocês não acreditam. :P
De qualquer forma, nem de longe ela é o único nome memorável nesse cenário. Um senhorzinho holandês chamado Henk Schiffmacher é o responsável por colocar Amsterdam no mapa da tatuagem e fazer de Hanky Panky um dos estúdios mais famosos do mundo desde 1979. Ele também esteve por trás do Museu de Tatuagem de Amsterdam – que, infelizmente, não existe mais. Incontáveis famosos rabiscaram a pele com Hank (Kurt Cobain, Marilyn Manson, Kate Moss, Red Hot, Ozzy, Lady Gaga – só pra citar alguns), que hoje se dedica a pintar, desenhar e escrever. Agora quem leva o sobrenome Schiffmacher para a frente é sua filha, Morrison, especializada em tatuagens clássicas e lettering.
Tattoo Peter também é outro lugar de renome, aberto por Pier “Peter” de Haan em 1955 e atualmente comandado por quatro tatuadores que trabalham com estilos diferentes, porém todos com uma temática mais clássica (pense em tatuagens de marinheiros).
Amsterdam é uma meca de tatuagem e está cheia de estúdios para quem quer um souvenir definitivo, mas nada será mais tradicional do que tatuar no Hanky Panky, Tatttoo Peter e Salon Serpent. Vamos ver se esse ano minha tatuagem sai de uma vez por todas, né? :D