Viena Parte 1: Primavera
Viena nunca esteve nos meus planos imediatos de viagens, mas acabei visitando a cidade duas vezes no primeiro semestre do ano passado. Tive a sorte de conhecer Viena em duas estações: primavera, no fim de semana da Páscoa, e verão.
Tenho muitas fotos para mostrar, então vou separar em duas partes pra não cansar muito. Na primeira ocasião, fui encontrar uma amiga querida que estava de passagem e já conhecia muito bem a cidade, então fui guiada por ela nos pontos principais e não precisei me preocupar muito com o roteiro. Nunca tinha feito isso, então foi ótimo só acordar e ter alguém falando “hoje nós vamos nesse museu aqui”, sem precisar me preocupar com nada! :D
Fiquei pouco mais de 48h na cidade e foram muito bem aproveitadas. Vi Chagall no museu Albertina e Klimt no Belvedere, visitamos o Café Central – que já foi o principal ponto de encontro de Viena, com Freud, Trotsky, Lenin e até Hitler na lista de regulares da casa. Também provei a famosa Sacher Torte no lugar mais autêntico possível, o Sacher Café (aliás, a pronúncia desse nominho estranho é algo como “Sárrêr”). E já que estamos no tópico comida, vale citar o melhor schnitzel que comi na minha vida, no Plachuttas Gasthaus zur Oper. Fininho, crocante, sequinho… até salivei só de lembrar. Também deu tempo de visitar uma feirinha de Páscoa super fofa (comi um pretzel maior que minha cabeça lá), dar uma voltinha na roda-gigante Wiener Riesenrad no parque de diversões Prater e andar bastante pelo centro e pelo parque Volksgarten.
Aproveitei pra pegar carona na hospedagem da minha amiga, no Hotel Bristol. Era um hotel 4,5 estrelas extremamente chique, tinha até “turndown service” (quando as camareiras vão preparar a cama e o quarto para os hóspedes dormirem, nunca nem tinha visto isso! haha). Nem preciso dizer que me senti super deslocada, mas foi uma experiência divertida.
Quando voltei pra Amsterdam, mostrando as fotos pro marido e contando sobre todas as delícias que comi, decidimos que iríamos juntos para lá no mesmo ano – e fomos mesmo, dois meses depois. Mas essa fica pra parte 2 do post de Vienna… ;)