Organização pessoal com o sistema Bullet Journal

Paula Abrahão | BLOG - Organização pessoal com Bullet Journal

Adoro post-its, listinhas e caderninhos… o que complica muito minha vida, acabo tentando organizar as coisas em lugares diferentes e desisto no meio do caminho. Foram incontáveis as agendas que eu preenchi assiduamente por dois meses e depois caíram no limbo das gavetas.

Esses dias postei no Instagram (já me segue lá?) uma foto do meu novo sistema de organização, o “Bullet Journal“. Fui um pouco resistente à ideia quando o Shi me mostrou o vídeo, mas me empolguei depois de vê-lo colocando o plano em prática (isso incluiu comprar um caderninho e canetas novas, sendo rata de papelaria isso é um prospecto que já me anima horrores).

A premissa do Bullet Journal é concentrar toda sua organização pessoal em apenas um caderno de anotações. O vídeo explica bem, mas vou dissolver a informação para quem não domina inglês.

Funciona assim: a primeira página do seu caderno será o índice, que você preencherá conforme for usando seu journal – por enquanto, escreva só “índice” que já está bom! Vire para a primeira página dupla, que será seu calendário mensal, e escreva o mês e ano no topo de ambas. A folha da esquerda será o calendário de fato onde você listará todas as datas do mês, seguidas pela primeira letra do dia da semana (“1S, 2T, 3Q, por exemplo). A folha da direita será sua lista de afazeres: coloque tudo que você precisa fazer durante o mês, e não se esqueça de desenhar um quadradinho (checkbox) antes de cada tarefa nova.

Agora volte para o índice e coloque o mês com o número da página onde você encontra esse calendário. Com o tempo, isso vai te ajudar a localizar informações de um jeito muito mais rápido. Feito isso, vá para a próxima página em branco depois de seu calendário mensal. Essa será sua agenda diária: todos os dias, escreva o nome + data do mês e liste o que precisa ser feito naquele dia. A melhor parte? Tudo bem se você pular alguns dias da semana, você não vai ficar com aqueles montes de páginas vazias (como acontece com uma agenda comum).

O bullet journal recebe esse nome graças aos “bullets” que você utiliza pra se organizar: quadradinhos são tarefas (que você vai “ticando” conforme for completando), círculos são eventos e bolinhas são anotações. Caso algum evento/compromisso/anotação não seja mais relevante, é só riscá-lo da agenda. Se você precisa dar prioridade para alguma bullet, coloque uma estrelinha antes dela para chamar a sua atenção.

Paula Abrahão | BLOG - Organização pessoal com Bullet Journal Paula Abrahão | BLOG - Organização pessoal com Bullet Journal

Não se esqueça de colocar os meses e páginas no índice conforme você for usando seu journal. O charme desse sistema é ser extremamente simples e reconhecível, te dando uma visão clara e rápida da sua rotina – e eu garanto que a satisfação de “ticar” todas as caixinhas é incrível! xD

Por ter uma formatação flexível, ainda temos a liberdade de criar grupos de tarefas (planejamento de viagem, por exemplo) dentro do mesmo organizador, sem precisar recorrer a outros caderninhos.

No vídeo usam um Moleskine Squared (quadriculado), mas comprei um Leuchtturm1917 Dotted (pontilhado) pois achei mais bonito – e é o que o Ryder Carroll recomenda no site, então resolvi testar. A empolgação foi tanta que acabei comprando também algumas canetas novas e um estojo mais bonitinho pra acompanhar meu novo sistema de organização, só jogo tudo dentro da bolsa e tenho fácil acesso quando eu preciso.

Thorin também aprova xD

Thorin também aprova xD

Apesar de estar só no meu primeiro mês de uso,  já acho mais eficiente do que todas as agendas tradicionais que tentei manter durante a vida. O tamanho do caderno é ideal para eu conseguir escrever com conforto (o que não acontecia com minhas agendas de bolsa), mas sem me atrapalhar quando preciso levá-lo para algum lugar.

Também já tentei me organizar com aplicativos sincronizados entre Macbook-iPhone, mas não vingou. Gosto da flexibilidade, da facilidade em identificar cada atividade e de poder ver o mês como um todo, sem ter que ficar virando muitas páginas pra isso, e acredito que o bullet journal vai me ajudar bastante ao longo desse ano.

O que você usa para se organizar?