Organização pessoal com o sistema Bullet Journal
Adoro post-its, listinhas e caderninhos… o que complica muito minha vida, acabo tentando organizar as coisas em lugares diferentes e desisto no meio do caminho. Foram incontáveis as agendas que eu preenchi assiduamente por dois meses e depois caíram no limbo das gavetas.
Esses dias postei no Instagram (já me segue lá?) uma foto do meu novo sistema de organização, o “Bullet Journal“. Fui um pouco resistente à ideia quando o Shi me mostrou o vídeo, mas me empolguei depois de vê-lo colocando o plano em prática (isso incluiu comprar um caderninho e canetas novas, sendo rata de papelaria isso é um prospecto que já me anima horrores).
A premissa do Bullet Journal é concentrar toda sua organização pessoal em apenas um caderno de anotações. O vídeo explica bem, mas vou dissolver a informação para quem não domina inglês.
Funciona assim: a primeira página do seu caderno será o índice, que você preencherá conforme for usando seu journal – por enquanto, escreva só “índice” que já está bom! Vire para a primeira página dupla, que será seu calendário mensal, e escreva o mês e ano no topo de ambas. A folha da esquerda será o calendário de fato onde você listará todas as datas do mês, seguidas pela primeira letra do dia da semana (“1S, 2T, 3Q, por exemplo). A folha da direita será sua lista de afazeres: coloque tudo que você precisa fazer durante o mês, e não se esqueça de desenhar um quadradinho (checkbox) antes de cada tarefa nova.
Agora volte para o índice e coloque o mês com o número da página onde você encontra esse calendário. Com o tempo, isso vai te ajudar a localizar informações de um jeito muito mais rápido. Feito isso, vá para a próxima página em branco depois de seu calendário mensal. Essa será sua agenda diária: todos os dias, escreva o nome + data do mês e liste o que precisa ser feito naquele dia. A melhor parte? Tudo bem se você pular alguns dias da semana, você não vai ficar com aqueles montes de páginas vazias (como acontece com uma agenda comum).
O bullet journal recebe esse nome graças aos “bullets” que você utiliza pra se organizar: quadradinhos são tarefas (que você vai “ticando” conforme for completando), círculos são eventos e bolinhas são anotações. Caso algum evento/compromisso/anotação não seja mais relevante, é só riscá-lo da agenda. Se você precisa dar prioridade para alguma bullet, coloque uma estrelinha antes dela para chamar a sua atenção.
Não se esqueça de colocar os meses e páginas no índice conforme você for usando seu journal. O charme desse sistema é ser extremamente simples e reconhecível, te dando uma visão clara e rápida da sua rotina – e eu garanto que a satisfação de “ticar” todas as caixinhas é incrível! xD
Por ter uma formatação flexível, ainda temos a liberdade de criar grupos de tarefas (planejamento de viagem, por exemplo) dentro do mesmo organizador, sem precisar recorrer a outros caderninhos.
No vídeo usam um Moleskine Squared (quadriculado), mas comprei um Leuchtturm1917 Dotted (pontilhado) pois achei mais bonito – e é o que o Ryder Carroll recomenda no site, então resolvi testar. A empolgação foi tanta que acabei comprando também algumas canetas novas e um estojo mais bonitinho pra acompanhar meu novo sistema de organização, só jogo tudo dentro da bolsa e tenho fácil acesso quando eu preciso.
Apesar de estar só no meu primeiro mês de uso, já acho mais eficiente do que todas as agendas tradicionais que tentei manter durante a vida. O tamanho do caderno é ideal para eu conseguir escrever com conforto (o que não acontecia com minhas agendas de bolsa), mas sem me atrapalhar quando preciso levá-lo para algum lugar.
Também já tentei me organizar com aplicativos sincronizados entre Macbook-iPhone, mas não vingou. Gosto da flexibilidade, da facilidade em identificar cada atividade e de poder ver o mês como um todo, sem ter que ficar virando muitas páginas pra isso, e acredito que o bullet journal vai me ajudar bastante ao longo desse ano.
O que você usa para se organizar?