Viagem: Moscow Metro (parte 2)

O metrô de Moscou é tão incrível que merece um post só para ele. Além de ser bem planejado, cobrir uma grande área da cidade e ser eficiente (os trens passam a cada 2min sem falta, mesmo em horário de pico), as estações antigas são um dos projetos arquitetônicos mais ambiciosos da antiga União Soviética.

Boa parte delas têm pisos e paredes revestidos de mármore, esculturas de bronze, teto decorado e/ou trabalhado, painéis, lustres extravagantes e um projeto de iluminação que visava simular o efeito natural do Sol.

Entre todas as 194 estações, escolhemos nossas favoritas e montamos nosso roteiro no Maps Engine, separando por cores das linhas para facilitar nossa vida – já que é tudo escrito em cirílico, heh. Nessas horas, o app Yandex.Metro (disponível para iPhone e Android) ou o próprio site ajudaram bastante.

Começamos pela linha 3 azul, a partir da Ploshchad Revolyutsii para a Elektrozavodskaya e Baumanskaya. Depois fizemos o semi-círculo na linha 5 marrom, passando pelas estações Komsomolskaya, Prospekt Mira, Novoslobodskaya e Belorusskaya. Daí fomos para a linha 2 verde, visitamos Mayakovskaya e Novokuznetskaya. Bem fáceis todos esses nomes, né? ^_^

 Ploshchad Revolyutsii

Paula Abrahao - Ploshchad Revolyutsii, Moscou Paula Abrahao - Ploshchad Revolyutsii, Moscou

Toda decorada com estátuas de bronze representando as pessoas da União Soviética, como soldados, escritores, trabalhadores, fazendeiros e atletas. Para trazer boa sorte, todo mundo que passa pela estátua do guarda da fronteira com o cachorro, passa a mão no focinho dele. Obviamente que a gente não resistiu e deu uma esfregada no nariz do cachorro também. :)

Elektrozavodskaya

Paula Abrahao - Elektrozavodskaya

Paula Abrahao - Elektrozavodskaya

Paula Abrahao - Elektrozavodskaya

Inaugurada durante a Segunda Guerra Mundial, é uma das estações mais famosas e mais bonitas do Moscow Metro, e foi uma das minhas favoritas. Электрозаводская é traduzido para “Fábrica de Eletricidade”, nome inspirado na fábrica de lâmpadas localizada próxima à estação.

Baumanskaya

Paula Abrahao - Baumanskaya

Paula Abrahao - Baumanskaya

Paula Abrahao - Baumanskaya
Estátuas de soldados e trabalhadores da Segunda Guerra Mundial e um mural de Lenin decoram as paredes da plataforma principal.

Komsomolskaya

Paula Abrahao - Komsomolskaya

Paula Abrahao - Komsomolskaya

Paula Abrahao - Komsomolskaya
Minha favorita absoluta. Intercalados por lustres lindos, os mosaicos no teto foram inspirados em um discurso de Stalin e representam oito momentos históricos dos antepassados russos.

Prospekt Mira

Paula Abrahao - ProspektMira1

Novoslobodskaya

Paula Abrahao - Novoslobodskaya

Paula Abrahao - Novoslobodskaya

Paula Abrahao - Novoslobodskaya

Belorusskaya

Paula Abrahao - Belorusskaya

Paula Abrahao - Belorusskaya

Paula Abrahao - Belorusskaya

Mayakovskaya

Paula Abrahao - Mayakovskaya

Paula Abrahao - Mayakovskaya
Quando pesquisei sobre as estações do Moscow Metro, Mayakovskaya entrou direto na lista de favoritas – e não é pra menos, ela não só é linda como é uma das estações de metrô mais famosas no mundo. Durante a Segunda Guerra, a estação serviu como abrigo antiaéreo.

Novokuznetskaya

PaulaAbrahao-Novokuznetskaya2

Paula Abrahao - Novokuznetskaya

Paula Abrahao - NovokuznetskayaOs imensos bancos de mármore da estação foram retirados da primeira Catedral Christ the Saviour, antes dela ser demolida e reconstruída. Toda a decoração de Novokuznetskaya homenageia os soldados soviéticos.

Praticamente todas as fotos do post foram tiradas pelo Shiota. :)