Sons da Escandinávia

Os países nórdicos não são feitos só de paisagens extraordinárias, Björk, Abba, Sigur Rós e extreme black metal. A região tem uma cena pop e eletrônica riquíssima, e recentemente descobri alguns artistas bem interessantes que não consigo mais parar de ouvir.  Tudo graças ao lindo do last.fm, que sempre tem uma indicação musical pertinente na manga. ♡

Selecionei cinco dos meus favoritos, mas no fim do post tem mais indicações para quem curtir synthpop/pop/eletrônica e quiser se aventurar pelos sons das terras geladas do norte.

MØ – Dinamarca

Paula Abrahao - Mø
Karen Marie “Mø” Ørsted já chamou minha atenção quando apareceu a caixinha de indicação do last.fm com esse nome esquisito, e nos primeiros dez segundos de “Don’t Wanna Dance” ela já tinha me conquistado. Baixei o álbum Mythologies to Follow na hora, e começou então uma linda relação monogâmica que durou dois meses (meu last.fm não mente: foram 300 plays nesse período). Em Novembro ela vem para Amsterdam, já comprei o ingresso e a ansiedade não cabe mais dentro de mim! Para ouvir: Slow Love, Mythologies to Follow, Dummy Head, Walk this Way.

Röyksopp – Noruega

Paula Abrahao - Röyksopp
Ouvi a música “What Else Is There” pela primeira vez em 2009, através de um post no blog de uma amiga muito querida, e me apaixonei. É um duo de música eletrônica que tem uma seleção impecável de cantores para cada álbum: Karin Dreijer (aka. Fever Ray), Robyn e Lykke Li são alguns exemplos famosos. Para ouvir: The Girl and the Robot, Happy Up Here, Do It Again. Na foto aí em cima eles estão com a Robyn, com quem eles sempre fazem ótimas parcerias.

Asbjørn – Dinamarca

Paula Abrahao - Asbjørn
Descobri o moço essa semana e já fiquei meio obcecada. Voz suave e gostosa, pra ficar o dia inteiro escutando (que foi justamente o que fiz esse fim de semana, inclusive) e dar uma dançadinha hipster no meio da sala. Para ouvir: The Criminal, The Love You Have in You (este clipe é óh <3), Strange Ears.

iamamiwhoami – Suécia

Paula Abrahao - iamamiwhoami
É um projeto musical e visual da sueca Jonna Lee, outra indicação linda que o last.fm me proporcionou. Música eletrônica ambient, aquela bem sossegada que faz a mente relaxar e viajar – é o efeito pra mim, pelo menos! hahah. Os vídeos do projeto são bem lindos, e a Jonna tem uma beleza muito peculiar, olho para ela e lembro de florestas e inverno (vai entender???).

GusGus – Islandia

SonsNordicos-GusGus
Em algum momento da minha vida apareceu o tumblr Icelandic Bands That Are Not Sigur Rós, e lá estava GusGus. O primeiro álbum que ouvi foi Arabian Horse, e lembro que me acompanhou em algumas (muitas) tardes de trabalho produzindo conteúdo. A banda tem quase 20 anos e acabou de lançar seu terceiro álbum completo, Mexico.

Fever Ray – Suécia

Paula Abrahao - Fever Ray
Menção honrosa, afinal a música “If I had a Heart” é nada mais nada menos do que a abertura do seriado Vikings, do History Channel (já assistiu?). Não consigo nem explicar o quão maravilhoso é esse projeto… as músicas evocam uma atmosfera sombria que me agrada muito. Para ouvir: Triangle Walks, Coconut.

Quer mais? Tem Robyn, Lykke Li, Ashbury Heights, Icona Pop (você certamente já ouviu essa música aqui), Elliphant e Peter Bjorn & John (sabe o tema de 2 Broke Girls e a música cheia de assobios?). Nesses dois links você encontra uma lista com outros nomes para conhecer.

Adoro descobrir novos artistas, então estou sempre aberta a novas indicações musicais. Depois me conta se você já conhecia alguma dessas bandas/artistas e se gostou! ;)

** Geograficamente falando, a Islândia não faz parte da região conhecida como Escandinávia, mas é considerada culturalmente.