[6 on 6] Nationale Kleuren
Um pouco atrasada com o Projeto 6 on 6 esse mês, mas ele finalmente chegou – seis dias depois do dia seis, só pra ser um pouco poética! haha. Em Novembro encaramos o desafio de fotografar as cores nacionais (nationale kleuren) de cada país no cotidiano, um tema nada fácil. Na bandeira, os Países Baixos são representados pelas cores vermelha, branca e azul, mas é o laranja que predomina quando pensamos em cor nacional.
A culpa é de Guilherme I de Orange (Willem van Oranje em neerlandês), fundador da Casa de Orange-Nassau. A primeira bandeira holandesa foi inspirada no brasão de Guilherme I e consistia em três faixas nas cores laranja, branca e azul, que foram a base para a atual bandeira. Dizem que o motivo para a mudança é que o laranja desbotava para um avermelhado estranho com o tempo, então resolveram colocar vermelho de uma vez por todas. Curiosidade: a Casa Orange-Nassau foi tão importante que influenciou até a cor da bandeira irlandesa – e só descobri isso graças ao post do 6 on 6 da Taís este mês, olha só!
Laranja é a cor oficial em qualquer celebração importante, como Dia do Rei, Copa do Mundo e jogos do time nacional (cujo apelido é – isso mesmo – Oranje!). Já em Amsterdam, é o vermelho e preto que predominam junto com três cruzes diagonais. Saí pela cidade em busca de um pouco de oranje, vermelho e azul em assuntos cotidianos, uma tarefa um pouco difícil fora das épocas tão especiais.
Outras cores pelo mundo: Taís (Irlanda) | Lolla (Inglaterra) | Alê (Ucrânia) | Loma (Coréia do Sul) | Ana Paula (Austrália)