[6 on 6] Welkom
Seis blogs de seis países diferentes, seis fotos, todo dia seis de cada mês: esse é o Projeto 6 on 6 que começa hoje! :)
A ideia veio da querida Taís, que está na Irlanda, e fiquei mega feliz de ser convidada a participar junto com a Lolla (Inglaterra), Nicole (França), Rita (Portugal) e Yumi (Japão). A curiosidade e apreciação por fotografia é uma característica em comum entre todas nós, então a cada mês iremos mostrar um pouquinho de nossas cidades/países e nossa visão através do projeto.
O primeiro tema é “símbolos da cidade”, aquelas coisas que já pulam imediatamente em nossa cabeça quando pensamos em cada um desses lugares. Se você já lembrou de tulipas, moinhos e bikes em Amsterdam/Holanda, está no caminho certo. ;)
Bikes – O melhor e mais famoso meio de locomoção de Amsterdam. Não importa o clima, estação, distância ou ocasião, os holandeses sempre vão preferir se deslocar pela cidade em cima de duas rodas.
Canais – criados no século 17, os canais (que são fossos, na verdade) são Amsterdam. Em 2010, três deles (Herengracht, Prinsengracht e Kaizergracht) foram adicionados à lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO, então já dá pra ter uma ideia do quanto eles significam pra cidade.
Moinhos – eles são mais símbolo da Holanda do que de Amsterdam, mas não resisto à essa cervejaria local com seu próprio moinho (que só serve para enfeite, mas é um charme xD).
Prédios tortos – o tombado não é só um erro estrutural, ele tem um propósito: serve para preservar a fachada dos prédios quando içam móveis através de roldanas.
I Amsterdam – a instalação é ponto turístico obrigatório de todo visitante e também é o slogan da cidade – uma representação física do sentimento dos moradores. A mais famosa e icônica fica localizada em frente ao museu Rijksmuseum (esse da foto), mas também tem a versão itinerante e algumas outras pela cidade.
Tulipas – a flor ficou famosa durante a Era de Ouro da Holanda e, até hoje, é considerada um dos maiores ícones do país. Mesmo em Amsterdam, é possível encontrar tulipas em diversos jardins, feiras de flores e barraquinhas espalhadas por aí.
Além destes, há alguns outros ícones significativos de Amsterdam, como a ponte Magere Brug, o Amsterdammertje (um tipo de poste) e o brasão (com o famoso “XXX”), mas como eram só seis fotos para a primeira parte do projeto, essas vão ter que ficar pra outro post. :D
Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouquinho mais de A’dam, e não deixem de ver também os posts das outras meninas também, as fotos estão lindas! Ah, e “Welkom” é bem-vindo em holandês (bem parecido com o inglês, né?).