5 coisas para fazer em Amsterdam

Dois Três meses em terras batavas [já estou perdendo a noção do tempo!] e continuo com a engraçada sensação de estar aqui apenas a passeio. Dizem que quatro meses longe de casa é quando você realmente percebe que não vai voltar tão cedo, então vamos ver se até lá essa vibe turista passa. :~

Enquanto isso, aproveito o tema do meme de março no Rotaroots, “5 coisas para fazer na minha cidade”, pra mostrar meus passeios favoritos em Amsterdam. Contrariando a visão popular, a cidade não é feita só de coffee shops (eufemismo para “vende-se maconha aqui”) e prostitutas – e menos ainda de moinhos. Definitivamente, os meus cincos lugares favoritos passam bem longe desse estereótipo. :}

Paula Abrahao | Vondelpark, Amsterdam

Vondelpark

Com Sol, chuva ou neve, o parque é um lugar delicioso para visitar. Flores, árvores coloridas, árvores imensas tombadas ou caídas em lagos, vegetação baixa, pessoas correndo, andando de bike, andando de mãos dadas, crianças e cachorros correndo na grama, gente praticando esportes ou fazendo piquenique… você pode ver tudo isso em qualquer estação do ano. E  ainda tem vários cafés (de verdade, com comida, chocolate quente e cafeína :P) espalhados dentro do Vondelpark pra quando bater a fome ou pra esquentar os dedos bebendo um chocolade melk met slagroom num dia frio de inverno. E no verão também rolam shows e apresentações gratuitos.

Paula Abrahao - Blue, Amsterdam

Blue Café

O Blue é um café/restaurante delicioso pra ver o pôr-do-sol tingindo os prédios antigos e tomar um cappuccino. Além da vista linda, o cardápio tem comidas muito gostosas por um preço justo (média de €7) e é o único lugar onde encontrei limonada caseira até agora (extremamente relevante pra mim! :P). Abre todos os dias – mas não se enganem pela minha foto, Amsterdam nem sempre tem um dia claro e azul desse jeito.

Paula Abrahao - Winkel 43, Amsterdam

Winkel 43

A única coisa que vocês precisam saber sobre a Winkel é: eu não sou fã de maçã quente nem de canela, e ainda assim estou aqui recomendado uma visita à um café cuja especialidade é uma torta de maçã. Sim, ela é tão perfeita, equilibrada e incrível que faz pessoas que não gostam de torta de maçã se apaixonarem. As tortas saem praticamente do forno pra mesa, chegam quentinhas, com massa crocante e uma colherada generosa de chantilly fresco. Para acompanhar, um cafézinho, smoothie de frutas do dia ou chá de hortelã fresca.

Paula Abrahao - Museumplein, Amsterdam

Museumplein

Mesmo que você não pretenda visitar um dos vários museus de Amsterdam, vale a pena passear na Museumplein (Praça dos Museus), conhecer o famoso “I Amsterdam” e admirar a arquitetura ao redor, como o Rijksmuseum (esse lindo na foto), o Van Gogh e o Stedelijk. Ah sim, vamos lá: a pronúncia desses museus de nome esquisito é “Rréiksmuseum” (com érre dobradinho no começo,  assim) e “Steideluk” (com ésse de carioca, assado).

Paula Abrahao - 9 Stratjes

De Negen (9) Straatjes

O bairro das nove ruazinhas é um exemplo perfeito do charme da cidade, com seus prédios tombados do século 17 dividindo a atenção com os canais. As nove ruas estão repletas de lojas de todos os tipos, brechós, restaurantes e cafés, um lugar ótimo pra caminhar e descobrir durante uma tarde.

O bom de uma cidade pequena é que tudo fica pertinho, então mesmo que você fique aqui só por um dia ou algumas horas entre conexões, dá pra tentar visitar os cinco locais da lista. Fiz um mapa para vocês terem uma noção melhor da localização, dá pra sair da estação Amsterdam Centraal e ir descendo até chegar no Vondelpark.

Você já visitou Amsterdam? Conta pra mim nos comentários quais são os seus lugares favoritos. Aproveita também pra entrar no Rotaroots e participar do meme, contando quais são os 5 lugares mais bacanas para visitar na sua cidade. :}