Chicago: centro, Skydeck e Millenium Park
Quase três meses depois da viagem tomei vergonha na cara pra mostrar algumas das quase 2.500 mil fotos que tirei em Chicago. Já falei que me apaixonei pela cidade, né? Talvez vocês entendam um pouco os motivos ao verem as fotos. Separei por dias/assuntos, pra facilitar e não deixar os posts tão pesados e cheios de informação. Vamos começar conhecendo o centro da cidade?
Chicago River: famoso pelas águas tingidas de verde (com uma tinta orgânica que evapora após algumas horas) na celebração de St. Patrick. Ele corta boa parte da cidade e é um dos principais cartões postais.
Metrô elevado: carinhosamente apelidado de “The L” pelos moradores, o elevado tem até uma página própria na interwebz. O sistema metroviário da cidade é tão extenso quanto confuso, são nove linhas e dezenas de estações. Boa parte das linhas e estações ficam nesse esquema elevado, dando uma visão incrível da cidade (e causando algumas sombras meio bizarras nas ruas também).
Centro: a arquitetura é incrível e a energia da cidade também. Tivemos até a chance de presenciar a sessão de fotos de um casamento ao lado de uma das margens do Chicago River.
Willis “Sears” Tower: O segundo maior arranha-céu da América do Norte (só perde pra Torre CN no Canadá), Willis “Sears” Tower, tem 160 andares comerciais e fica localizado no coração empresarial de Chicago. O maior destaque da Sears Tower (seu nome oficial até julho de 2009, quando passou a se chamar Willis Tower) é o observatório Skydeck no último andar, a 412 metros de altura. Imensas janelas e uma varanda feita inteiramente de vidro dão uma visão ótima da cidade. Mesmo sabendo que a tal varanda é segura e foi feita com placas grossas de vidro, dá um frio na barriga absurdo colocar os pés ali – especialmente por fazermos isso com mais quatro ou cinco pessoas ao mesmo tempo. Mas todo medo vale a pela vista, pelas fotos e pela experiência!
Millenium Park: Esqueça tudo o que vem à sua cabeça ao ler a palavra parque, pois o Millenium é um complexo enorme cheio de atrações interessantes projetadas por arquitetos renomados, como Frank Gehry e Thomas Beeby.
Aí nas fotos temos: Crown Fountain, duas torres de concreto com projeções de rostos humanos e cascatas de água; Cloud Gate, também conhecido como “o feijão”, é uma escultura refletiva feita por Anish Kapoor, inspirada em mercúrio líquido, que faz as vezes de uma Casa de Espelhos e distorce todas as imagens nele refletidas; Jay Pritzker Pavilion, um auditório ao ar livre projetado por Frank Gehry, onde acontecem shows, apresentações de orquestras e até atividades fitness; BP Pedestrian Bridge, a primeira ponte projetada por Gehry, que liga o Millenium Park ao lado leste de Chicago – além de ajudar a abafar o som da avenida Columbus Drive, que fica embaixo da ponte.
Gostaram de conhecer um pouco do centro de Chicago? Nos próximos posts vou mostrar o aquário, o Field Museum e mais algumas coisas interessantes. Espero que tenham gostado das fotos também, passo longe do profissionalismo fotográfico, mas tentei tirar fotos minimamente decentes e bonitinhas. xD