[6 on 6] Sinterklass en Kerst
O tema do Projeto 6 on 6 em dezembro não poderia ser outro: natal! Através de seis imagens, vamos mostrar um pouco das diferenças culturais da celebração em diferentes países europeus. Aqui na Holanda são duas celebrações diferentes, uma no começo e outra no final do mês.
Toda aquela tradição de trocar presentes e das crianças esperarem pelo “papai noel” aconteceu ontem em uma celebração chamada Sinterklaas. Só que o Papai Noel, no caso, é São Nicolau (Sint Nicolaas), que chega da Espanha em um navio à vapor com seu cavalo branco (what the actual fuck, eu sei) no dia 05/12 e passa deixando presentes e guloseimas para as crianças que se comportaram durante o ano (e/ou deixaram feno, cenoura ou cubos de açúcar para o Amerigo, o cavalo branco em seus sapatinhos posicionados à beira da lareira ou porta de casa). Ele também chega com um ajudante extremamente polêmico, o Zwarte Piet — que há anos rende brigas acaloradas nesse pequeno pedaço de terra que é a Holanda.
Vale dizer que o Nico (já tô amigona do cara) foi um bispo considerado patrono das crianças (e dos marinheiros!) e também é considerado o “pai” da famosa imagem de Papai Noel que circula pelo mundo atualmente. Depois que ele volta para a Espanha com o Amerigo, o Piet e o barco a vapor, chega a hora de preparar a casa para o Kerst, celebrado nos dias 25 e 26 do mês.
A árvore decorada não era uma tradição original da data, mas pode ser vista em muitas casas. Aquela plantinha vermelha linda (e ridiculamente tóxica para gatos #fuén), bico de papagaio, também é usada nas decorações e já está sendo vendida em mercados e floriculturas por toda a cidade. Os dias 25 e 26 aqui são dedicados a comer com a família, fazer gourmetten (sabe raclete?), ir à missa, comer mais um pouco e descansar.
E em meio a tudo isso, tem vários docinhos e comidas típicas, ruas decoradas e o frio do inverno para deixar a temporada perfeita. Tentei captar um pouco a sensação do que é passar meu primeiro natal de fato aqui, podendo curtir cada aspecto das comemorações. A única parte chata é que só a partir de hoje, 06/12, que a cidade realmente começa a entrar no clima de Natal, então não consegui pegar muita coisa legal. Mas fiz o possível pra mostrar o que é Sinterklaas.
E não deixem de ver como é a celebração na Irlanda, Inglaterra, Portugal e Noruega – a Nicole (França) infelizmente teve que sair do projeto, então esse mês seremos “5 on 6”. xD