A Família Addams – O Musical

Do que você lembra quando pensa em “A Família Addams”?

As primeiras lembranças que tenho são a de uma família mórbida, com uma estrutura peculiar porém extremamente forte. Lembro de sexo também, afinal Mortícia e Gomez tinham uma paixão fervorosa – que, na época, eu não assimilava como sexo, mas no auge dos 25 anos é inevitável não fazer essa associação, né…

Bem, esqueça tudo isso aí em cima. O musical A Família Addams, em exibição no Teatro Abril (SP), é um programa divertido para o final de semana, mas não passa disso. O figurino e o cenário não são espetaculares, mas cumprem sua função, já a caracterização dos personagens passa longe do espírito original da série/desenho.

Senti que a presença de Marisa Orth como Mortícia foi apenas para chamar a atenção do público que não está familizarizado com o teatro musical, já que sua interpretação deixou MUITO a desejar. Faltou paixão, potência vocal e principalmente presença para uma das personagens mais icônicas, o que é muito triste. Esperava vê-la sensual, obscura, elegante e misteriosa, mas o que recebemos foi uma personagem escrachada.

Vandinha e Fester (que deveria ser Tio Chico) também decepcionam, mas o fato mais incompreensível pra mim foi toda aquela felicidade no enredo. Sim, você leu felicidade. Não sou crítica de cinema ou teatro, mas sou fã de Família Addams desde que me conheço por gente e, em minha humilde opinião, a essência da família não foi preservada. Tivemos os únicos vislumbres do quão ótima a peça poderia ter sido com os personagens Gomez e Feioso, que mantiveram suas personalidades e falas características. Peguei-me pensando na fantástica interpretação de Cristina Ricci e desejando que a Vandinha do musical tivesse levado pelo menos 1/3 daquela morbidez para o palco.

No geral, o musical é bem okay: tirou algumas risadas e foi um bom entretenimento para o final do sábado, mas certamente não foi memorável e nem lembrarei de detalhes da montagem no futuro. Se você procura por um musical ameno para passar o tempo, é uma ótima opção. Caso você realmente seja fã do espírito macabro e sarcástico da Família Addams, procure os filmes e seriados antigos e divirta-se em casa mesmo!

E você, já foi assistir? Comenta aí com sua opinião. :)

Addams

A morte sempre lhe cai bem?