Hogwarts will always be there…

Hogwarts will always be there to welcome you home

Em exatamente uma semana um capítulo muito importante e querido na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo se encerrará. Já falei isso tantas vezes pessoalmente, no twitter, no facebook… é o final de uma era, sim. Foram doze anos da minha vida acompanhando a progressão nas vidas de cada personagem, vendo-os crescer junto comigo, absorvendo suas emoções e ansiedades.

Lembro-me nitidamente: ganhei o primeiro livro de um casal de amigos do meu pai, na festa de um ano do meu irmão. Nem estava próximo ao meu aniversário, mas mesmo assim eles acharam adequado levar um presente para mim também, afinal eu era apenas uma criança de doze anos.

Devorei o primeiro livro em três dias, o segundo em apenas um! Assim foi seguindo e crescendo meu amor. Sinceramente não sei que tipo pessoa eu seria hoje se aquele casal, cujo nome eu infelizmente nem lembro, não tivesse me dado um presente tão precioso. Meu pai passava o dia fora trabalhando, minha mãe cuidava do meu irmão em tempo integral e nunca foi muito dada à leitura, então talvez eu nunca tivesse me interessado tanto por livros se não fosse por esse casal – e principalmente por JK Rowling.

Muita gente acha idiota pessoas de 25/30/40 anos cultivarem um fascínio e admiração tão grandes pela história de um menino órfão que descobre ser bruxo e é enviado para estudar em um castelo encantado com corujas, varinhas e criaturas mágicas. Eu lamento por essas pessoas. Lamento por elas não terem experienciado ler A Pedra Filosofal e passar semanas imaginando como seria receber uma carta de Hogwarts; por não terem a oportunidade de sonhar em usar o chapéu seletor; por não terem quisto mergulhar na plataforma 9 3/4 em Londres; por não terem sonhado com corredores e quadros que se movem dentro de um castelo com masmorras e salas incríveis. Lamento por nunca terem conhecido a mágica de JK Rowling.

Harry Potter não é só um livro juvenil, um conto fantasioso ou uma história boba. Harry Potter é a concretização do sonho que todas as crianças um dia já tiveram: o de viver em um mundo encantado onde o único limite é a sua imaginação.

JK Rowling nunca lerá isso, mas eu a agradeço imensamente mesmo assim. Agradeço pelas milhares de páginas que me acompanharam por metade da minha existência e por ter feito de mim uma pessoa melhor, mais determinada, feliz e criativa em minha totalidade. Obrigada por compartilhar seu sonho conosco Jo, seus fiéis Potterheads. E pra quem não viu, aqui está o link dos discursos de despedida na premiere de Deathly Hallows Part 2 – já separem um lencinho.

“Hogwarts will always be there to welcome you home”