Perfumes para quem tem enxaqueca

A enxaqueca me persegue desde os 14 anos, e de lá pra cá o comportamento das crises mudou um pouco. Adoro perfumes desde pequena, e na adolescência podia usar qualquer um tranquilamente sem ter a sensação que minha cabeça iria explodir. Infelizmente, há uns 3 anos, peguei intolerância quase que total a fragrâncias muito fortes e doces.

Daí o que faz a pessoa que tinha 212, 212 Sexy e Very Irresistible na coleção? Tentei usá-los em várias ocasiões diferentes, com a borrifada mais leve possível ou só uma gotinha longe do rosto, especialmente fora da semana de TPM (que é quando eu tenho certeza absoluta que terei pelo menos uma crise), mas não adiantou. Era passar 1h pra cabeça começar a pesar.

E o pior é que a restrição não para comigo: meu marido também precisou rever suas opções, e quando já acordo meio mal tenho que pedir pra ele nem passar. Mas o marido tudo bem até, né… e os amigos, como faz? Eu que não vou pedir pra eles pararem de usar alguma coisa por minha causa. O jeito é sair de casa sempre com uma cartela de Aleve na bolsa pra evitar problemas.

É uma chatice. Cada pessoa tem um gatilho diferente para as crises, mas se a sua também é por odores fortes (ou se você simplesmente prefere fragrâncias mais delicadas), vem comigo que vou compartilhar minha coleção “anti-enxaqueca” que garimpei nesses últimos anos – começando pelos mais suaves até os mais intensos.

Paula Abrahão | BLOG - Perfumes para quem tem enxaqueca

Colônia Johnson’s Baby Lavanda: comprei por indicação de uma amiga para me ajudar a dormir, e descobri a minha colônia favorita de todos os tempos. É o cheirinho mais delicado, sutil, fresco e seguro para qualquer ocasião. Além de ser gostoso, me deixa com a sensação de banho tomado o dia inteiro – que eu amo. O amor é tanto que pedi pra um amigo trazer um frasco de 400ml na mala pra mim quando não encontrei Johnson’s em Amsterdam .

Green Tea scent spray, Elizabeth Arden: outra indicação de amiga que salvou minha vida. É minha opção quando quero uma fragrância leve, mas um pouquinho mais intensa que a Lavanda Johnson’s. Só gostaria que fosse um pouco mais fresco… ele tem algumas notas de fundo que me incomodam.

Body mist Cherry Blossom, Bath and Body Works: meu floral favorito, é super delicado. O fragrance mist Japanese Cherry Blossom da The Body Shop também é bom, mas não tem tanto frescor quanto o da BBW.

Água Perfumada Rosa Búlgara, Zara: uma opção mais refinada do “cheirinho de banho tomado”. Adoro borrifar essa nas roupas, principalmente. Comprei há um tempão na Zara e não sei se ainda tem nas lojas.

Love Spell fragrance mist, Victoria’s Secret: foi meu signature por muito tempo, mas começou a atacar mais a enxaqueca e parei de usar tanto. As notas de pêssego quebram um pouco o aroma doce da flor de cerejeira, é um floral frutal ótimo – e imagino que quase todo mundo já conheça.

Christina Aguilera EDP: comprei pela Jequiti assim que lançaram (não tem mais no catálogo, infelizmente), e é o único Eau de Parfum (a fórmula mais concentrada e forte) que não me dá enxaqueca. O cheiro é diferente da maioria dos EdP’s femininos à venda; é um floral sensual e romântico, mas sem aquele fundo pesado que lembra a talco ou musk (o d e i o). É minha escolha para ocasiões especiais.

Oh, Lola! (EDP), Marc Jacobs: ganhei uma amostrinha dele e foi paixão imediata. Tem notas de framboesa, peônia, pêra e baunilha. A classificação oficial do estilo dele é “vibrant, flirtatious and lighthearted”, e eu não poderia concordar mais.

Daisy (ESF), Mar Jacobs: a fragrância é deliciosa e suave assim que aplico na minha pele, mas desenvolve para umas notas meio musk-y depois de um tempo, então não é 100% seguro. Ainda assim, gosto bastante dessa versão Eau So Fresh – uma formulação menos concentrada que a Eau de Parfum, geralmente desenvolvidas para a primavera e o verão.

Essas são minhas fragrâncias favoritas e seguras para não ter enxaqueca. Já tentei muitas famosas, como Chanel Chance ou Miss Dior, mas não foram aprovadas pelo meu Comitê de Neurônios Exigentes e Irritadiços. :P

Você também sofre com essa chatice de enxaqueca e tem problemas com perfumes fortes? Compartilhe sua experiência comigo aqui nos comentários, vamos trocar informações e indicações de colônias, perfumes e body mists. ;)

Atualização

A Manu, do Desejos de Beleza, fez um post bacana falando sobre enxaqueca e dando dicas para tratar e evitar as crises. Vale muito a leitura! Já a Vic Ceridono, do Dia de Beauté, fez um vídeo falando sobre seus perfumes favoritos e tem alguns na seleção que parecem ser boas opções.