Crumble de ameixa com amêndoas

Descobrimos há algum tempo um serviço legal de delivery de comida orgânica chamado HelloFresh, e assinamos por pouco mais de um mês para experimentar.

A parte mais interessante é o fato de poder escolher pacotes com três ou cinco pratos, e eles mandam um livrinho de receitas utilizando todos os ingredientes que você vai receber em sua caixa – e vem tanto legumes/verduras quanto carne, macarrão, bulgur (triguilho), temperos e afins. Além da comodidade, o serviço nos fez conhecer alguns alimentos que nem fazíamos ideia que existiam, e também nos deu muitas novas opções de refeições. Como as instruções são todas em holandês, eu ainda pude praticar o idioma e aprender muitos verbos, expressões e palavras novas. Win/win! :D

Em uma dessas caixas maravilhosas veio essa receita que parece intimidadora, mas na verdade é bem fácil de preparar. Gostei tanto que até tirei foto pra compartilhar no blog, hahah. As ameixas estavam um pouco amargas, mas ainda assim ficou uma delícia. É só questão de provar durante o preparo e adicionar um pouco mais de açúcar para compensar uma fruta que não esteja 100% suculenta.

Se você experimentar, não esqueça de voltar aqui e me falar o que achou, okay? :)

Paula Abrahão | BLOG - Crumble de Ameixa com Amêndoas

Ingredientes:
4 a 5 ameixas
1/2 laranja
3 col. (sopa) de açúcar mascavo
8g de açúcar baunilhado
1/2 col. (chá) de canela
50g de farinha de amêndoas
3 col. (sopa) de manteiga
75g de farinha fermentada
1 pitada de sal

Preparo:
Pré aqueça o forno a 200 graus. Corte as ameixas em pedaços não muito pequenos e reserve. Lave a laranja, raspe a casca (sem chegar na parte branca) e reserve, e esprema o suco. Em uma panela pequena, misture as ameixas cortadas com o suco de meia laranja, uma colher de chá de raspas de laranja, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, açúcar baunilhado e canela. Leve ao fogo médio-baixo e vá mexendo até começar a borbulhar, então tampe a panela e deixe reduzir por 10 minutos. Passado esse tempo, remova a tampa e deixe mais 2 minutos cozinhando em fogo alto.

Enquanto isso, misture a farinha de amêndoas com a manteiga, o restante do açúcar mascavo, a farinha fermentada e sal. Com as mãos, sove até obter uma mistura que esfarele facilmente. Unte dois ramequins com um pouco de manteiga e divida as ameixas preparadas entre eles. Cubra com o crumble de farinha de amêndoas e leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que o crumble esteja dourado.

Espere esfriar um pouco e sirva puro ou com uma colher de iogurte, sorvete ou chantilly. Eu decorei com cerejas, então também é uma opção. ;)

Obs.: usei ramequins por não ter potes de vidro resistentes ao calor do forno (tipo Mason Jars, sabe?), mas se você tiver um desses, melhor ainda. A apresentação fica linda.